2018 - Quarto Encontro de 2018 - 04/04





O quinto encontro do GEIFOP aconteceu no dia 18/04/2018 no Laboratório de ensino de Física da UNIFEI. Neste encontro foram partilhadas com o grupo as ideias iniciais de projetos de cada um dos 5 sub-grupos que estão sendo atualmente formados. Nesse compartilhamento foram apresentados os seguintes projetos:

Grupo 1: Física e Metodologias ativas

Deste grupo participam Profa. Janine, Patricia, Sabrina, Flavia, João e desde esta reunião, o Jeykell. Este grupo relatou o andamento de duas sequencias didáticas que estão sendo elaboradas para serem utilizadas no início do segundo semestre. Uma delas diz respeito ao conteúdo de acústica e som com a utilização de experimentos remoto e físico e também processos de coletas de dados e informações em questionários online. Além disso, pretende-se que cada grupo de alunos participantes elabore uma apresentação utilizando uma das mídias digitais para a exposição de seus resultados. A segunda sequencia didática diz respeito ao conteúdo de energias renováveis e será construído mediante utilização de um experimento sobre diversos tipos de energia e adaptação deste experimento para as metodologias ativas (possivelmente questionário prévio e relatório online)

Grupo 2: Educação Física e Matemática

Deste grupo participam os professores Marcelo e Gabriel, Mariella, Raquel e desde esta reunião, o Ivan. Este grupo informa que está em acerto com o professor de matemática da turma para elaborarem atividades conjuntas. Pretendem realizar atividades de jogos colaborativos voltados à prática do trabalho em equipe articulando com conhecimentos matemáticos. Pretende-se investir na valorização da Educação Física como disciplina em uma turma de 6° ano.

Grupo 3: Educação Matemática na escola rural.

Deste grupo participam Profa. Bruna e Brenner, além da Profa. Eliane. O objetivo do projeto deste grupo é desenvolver uma pesquisa voltada à educação matemática no contexto da escola rural. Serão entrevistados professores que lecionam matemática nesse cenário e questionários a partir da elaboração de práticas voltadas à matemática na escola rural

Grupo 4: Utilização de História da Matemática 

Deste grupo participam o Prof. Paulo, além de Leticia, Fran, Jean. 
O projeto planejado por este grupo deve ser desenvolvido nas aulas do Prof. Paulo e pode se articular com o ensino de equações de 1° grau a partir de episódios da história da matemática. Sugere-se trabalhar com o método da falsa posição e preparar esta abordagem no grupo, junto com o professor da escola.

Grupo 5: Matemática e Tecnologias

Neste grupo trabalham os professores Patrick e Fran, além do Prof. Paulo como colaborador. Pretense-se desenvolver atividades nas aulas dos professores participantes utilizando tecnologias tais como o GeoGebra

Após a socialização das ideias de pesquisa e contribuições do grupo, ficou decidido que cada sub-grupo ficaria responsável por fazer uma leitura sobre seu tema e apresentar para a discussão na reunião do dia 16/05. Na próxima reunião (02/05), os grupos continuarão o trabalho nos projetos e cada um, em grupo.

Comentários

  1. No dia 10/05 o subgrupo da Física realizou um encontro na frente do IFQ para testar os experimentos de geração de energia elétrica de fontes renováveis (sol e vento). Participaram dos testes e adaptações do roteiro o licenciando Jaykel, as licenciandas Flávia, Patrícia e Sabrina, o Prof. João Ricardo e eu. A ideia foi também levantar as possíveis práticas de mediação e quais diálogos poderiam ser estabelecidos entre os futuros professores e duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21