2024 - 2° Encontro Geral 24/04/2024

            Nesse dia, o encontro ocorreu em formato híbrido, estando presentes os formadores Eliane, Janaína, João Ricardo e Isabel, bem como, as professoras convidadas externas, Lilian (UTFPR) e Marisol (UFFS), e egressos do PPGEC Bruna e Sara, a mestranda do PPGEC Marcela e as licenciandas Giovanna (BLI), Karoline (MLI), Maria Eduarda (MLI) e Sabrina (BLI).

Para o encontro, foi lido o texto escolhido pelos participantes do GEIFOP: “Estudos de Aula (“Lesson Study”) Como Metodologia de Formação de Professores”, e realizado uma discussão. Nesse sentido, primeiramente, foi mencionado sobre o fato da metodologia em questão ser utilizada em estudos dentro da formação continuada de professores e pouquíssimo utilizada na formação inicial. E que esta, ainda vem sendo amplamente trabalhada no ensino de Matemática e pouco utilizada no ensino das demais disciplinas.  

Além disso, foi citado que usualmente, a Lesson Study não é adotada por uma quantidade massiva de professores, pelo fato de esta se tratar de uma metodologia onde é necessário uma alta exposição do seu trabalho em sala de aula, além desta ser uma metodologia onde é necessário a obtenção de uma habilidade resiliente, pois este professor irá lidar com críticas, ainda que estas não sejam efetivamente sobre a sua atuação enquanto docente, mas sim, sobre a sua prática em sala de aula. Nessa perspectiva, quando o professor é participante de um trabalho que utiliza desta proposta, ele necessita se colocar como um sujeito aprendiz e que aprende e ensina de maneira colaborativa, com atores de estados distintos de ocupação, que são os professores-formadores, mestrandos e licenciandos da área de ensino.   

Para os estudos da proposta do Lesson Study, foi destacada a relevância de compreendermos profundamente o significado atribuído a uma aula, pois isso influencia diretamente a maneira como conduzimos o estudo da aula. Culturalmente, tendemos a ter uma visão limitada do que constitui uma aula, e quando um professor adota abordagens que fogem do convencional, pode enfrentar resistência por parte dos pais, colegas e até mesmo dos alunos.

Após a discussão, houve uma apresentação de slides da professora Eliane sobre o texto e destacando as ideias principais do texto lido para este encontro. Por fim, ficou combinado que seria decidido via Whatsapp o texto a ser lido para refletirmos no próximo encontro do Geifop, cujo texto terá como foco a abordagem investigativa de ensino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - 1º Encontro - 13/03

2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11