2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024
Nesse dia, o encontro ocorreu em formato híbrido, com a presença dos formadores Eliane, Janaína e João Ricardo, assim como das professoras convidadas Lilian (UTFPR) e Marisol (UFFS), a professora da educação básica Ivanaisa, a egressa do PPGEC Sara e as licenciandas Beatriz (MLI), Crediana (QLI), Karoline (MLI), Maria Eduarda (MLI) e Sabrina (BLI).
Para o encontro, foi lido e discutido o texto escolhido pelos participantes do GEIFOP: “O Estudo de Aula no Estágio Supervisionado: construindo elos entre teoria e prática a partir da reflexão sobre tarefa exploratória”. De acordo com o texto, o Estudo de Aula, quando realizado no estágio, permite ao futuro professor perceber a importância das tarefas em sua atuação docente, promovendo uma reflexão crítica sobre a contribuição dessas tarefas na aprendizagem dos estudantes. Ao conhecer melhor as tarefas, o futuro professor obtém uma compreensão mais profunda sobre as tarefas exploratórias.
Ainda, de acordo com o texto e com o que foi discutido no encontro, os estudantes de licenciatura em matemática, ao concluírem sua formação inicial, frequentemente apresentam dificuldade em formular questões do tipo exploratório, devido ao pouco contato com esse tipo de tarefa. Durante sua atuação profissional, esses professores muitas vezes dependem dos exercícios presentes no livro didático, que geralmente têm natureza de exercício e problema. Portanto, é fundamental adquirir conhecimento para a formulação de tarefas exploratórias, que são capazes de estimular habilidades de pesquisa, reflexão e interpretação dos estudantes.
Durante a leitura do texto e as discussões, focamos no ensino investigativo e nas tarefas exploratórias. As tarefas exploratórias são caracterizadas por seu caráter aberto, convidando o estudante a pensar sobre um problema proposto por meio de uma questão, com o objetivo de explorar possibilidades, não tendo como foco chegar a um resultado específico, assim como é esperado em exercícios do tipo problema.
No fim do encontro, a professora Eliane atribuiu ao grupo a tarefa de se organizarem em subgrupos para refletir sobre um possível tema para uma aula que será realizada em algumas escolas de Itajubá e cidades da região. Além disso, os subgrupos poderão, desde já, pensar nos materiais que serão necessários para a condução dessa aula. A decisão dos subgrupos será discutida na reunião do dia 05/06.
Comentários
Postar um comentário