2019 - 3º Encontro - 10/04
No
dia 10 de abril foi realizado o 3º encontro do GEIFOP. Nele estiveram
presentes os professores formadores Eliane Cristovão, João Ricardo, Evandro e Marcela, os professores da escola básica Ebnezer e Patrick, a pedagoga e supervisora Magali, os mestrandos e professores Bruna, Gabi, Letícia e Ivan, e os licenciandos Jean, Patrícia e Maria Eduarda Cintra.
Foram feitas apresentações
de cada participante do grupo e da nova integrante, Maria Eduarda. Após isso, as
discussões giraram em torno do tema “Competências específicas de matemática
pela BNCC”, sobre as quais foram feitas análises e debates sobre recursos
práticos para cada uma, já que uma questão levantada no começo da reunião foi a
superficialidade das competências e a falta de recursos práticos. Algumas
maneiras práticas foram sugeridas para cada competência:
· Competência 1: Tratar matemática como ciência
viva exemplificada pela história da matemática, etnomatemática, usos
específicos da matemática no cotidiano referentes à cultura (como por exemplo,
a geração de energia, que é diferente em diversos lugares por conta dos
recursos ambientais), dar liberdade à descoberta e discussões a partir de atividades
mais simples como “ver a matemática por trás das coisas”.
· Competência 2: Problemas que o aluno pode
resolver com lógicas, exercitando bastante, atividades investigativas,
demonstrações.
· Competência 3: Engajamento em projetos
interdisciplinares. Dentro da própria matemática relacionar os campos.
Exemplo:
geometria + álgebra
· Competência 4: Pesquisa e interpretação
(tratamento de informação).
· Competência 5: Questão do celular (“Será que
o celular deve ser proibido ou repensado?”) com a sugestão de disponibilizar em
momentos específicos e, quando não estiver usando, recolher. Exemplo do uso da
calculadora, de utilizar quando necessário e mais prático.
· Competência 6: Contextualizar com exemplos
nem sempre práticos.
Exemplo:
Escrita de textos, Diálogo sobre resolução de problemas, “Ensino híbrido”.
· Competência 7: Trabalho com levantamentos estatísticos, e não apenas estudos de tabelas e tipos de gráficos.
· Competência 8: Discussões em grupo.
Os detalhes de cada competência podem ser vistos a partir do link:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf,
página 269.
Encerramos a reunião com um café, como sempre!
Encerramos a reunião com um café, como sempre!
Comentários
Postar um comentário