2019 - 3º Encontro - 10/04


No dia 10 de abril foi realizado o 3º encontro do GEIFOP. Nele estiveram presentes os professores formadores Eliane Cristovão, João Ricardo, Evandro e Marcela, os professores da escola básica Ebnezer e Patrick, a pedagoga e supervisora Magali, os mestrandos e professores  Bruna, Gabi, Letícia e Ivan, e os licenciandos Jean, Patrícia e Maria Eduarda Cintra.

Foram feitas apresentações de cada participante do grupo e da nova integrante, Maria Eduarda. Após isso, as discussões giraram em torno do tema “Competências específicas de matemática pela BNCC”, sobre as quais foram feitas análises e debates sobre recursos práticos para cada uma, já que uma questão levantada no começo da reunião foi a superficialidade das competências e a falta de recursos práticos. Algumas maneiras práticas foram sugeridas para cada competência:

·       Competência 1: Tratar matemática como ciência viva exemplificada pela história da matemática, etnomatemática, usos específicos da matemática no cotidiano referentes à cultura (como por exemplo, a geração de energia, que é diferente em diversos lugares por conta dos recursos ambientais), dar liberdade à descoberta e discussões a partir de atividades mais simples como “ver a matemática por trás das coisas”.

·       Competência 2: Problemas que o aluno pode resolver com lógicas, exercitando bastante, atividades investigativas, demonstrações.

·        Competência 3: Engajamento em projetos interdisciplinares. Dentro da própria matemática relacionar os campos.
Exemplo: geometria + álgebra


·       Competência 4: Pesquisa e interpretação (tratamento de informação).

·       Competência 5: Questão do celular (“Será que o celular deve ser proibido ou repensado?”) com a sugestão de disponibilizar em momentos específicos e, quando não estiver usando, recolher. Exemplo do uso da calculadora, de utilizar quando necessário e mais prático.

·       Competência 6: Contextualizar com exemplos nem sempre práticos.
Exemplo: Escrita de textos, Diálogo sobre resolução de problemas, “Ensino híbrido”.

·       Competência 7: Trabalho com levantamentos estatísticos, e não apenas estudos de tabelas e tipos de gráficos. 

·       Competência 8: Discussões em grupo.


Os detalhes de cada competência podem ser vistos a partir do link:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, página 269.

Encerramos a reunião com um café, como sempre!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21