2021 - 6º Encontro geral - 13/10/21

 

            No dia 13 de outubro, aconteceu o sexto encontro geral do GEIFOP de 2021, mais uma vez, em formato de live. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube, e o tema colocado em discussão foi “Elementos da teoria do Agir comunicativo na comunicação intersubjetiva: pensar a aula na busca por entendimento”. A mediação do encontro foi realizada pela professora Eliane Matesco Cristóvão, e o palestrante professor João Ricardo Neves da Silva, ambos da UNIFEI.

            A leitura prévia indicada para o encontro foi “Construção conjunta de práticas como componente curricular por docentes formadores de professores de química: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo” (ARAÚJO, B. S; SILVA, J. R. N. 2021), disponível no link: https://www.scielo.br/j/epec/a/nQjjGpYsMnYbpTP97YZYLsC/?lang=pt

            No evento, o professor João trouxe uma interessante discussão acerca da teoria de Jurgen Habermas, um teórico tanto da área da filosofia, quanto sociologia, e de atuação em até mesmo outras áreas de estudo, que pensa a teoria crítica da sociedade, e que traz estudos, inclusive, na área da educação. O professor traz uma discussão acerca da teoria da ação ou do agir comunicativo, com enfoque na intersubjetividade da comunicação e da busca por entendimento nesse processo.

            Ao longo da palestra são apresentadas características do processo de comunicação que são válidas tanto para a linguagem que está presente na vida social, quanto na linguagem da escola. Algumas questões são levantadas a partir de então: “Você já parou para pensar em como você se comunica? ”; “Qual é a sua concepção de comunicação? ”. De fato, é preciso que pensemos em nossas estratégias de comunicação, pois assim poderemos aperfeiçoar nossas práticas de comunicação e linguagem.

            Para o professor, essa é uma atitude muito necessária. Este precisa constantemente refletir sua prática de comunicação em sala de aula, sobretudo porque seus alunos estão em constante processo formativo e de mudança de pensamentos, logo, para que o professor atinja esses novos alunos de cada dia, é preciso adequar a sua ação comunicativa, ou, o seu agir comunicativo.

            Algumas reflexões são estritamente importantes no processo de construção do agir comunicativo em sala de aula, tendo como objetivo a busca pelo entendimento do discurso, bem como, saber o que se quer comunicar ao interlocutor, a forma utilizada para se comunicar a ele, e é possível ir além: a forma utilizada para se comunicar tem relação com o conteúdo que se deseja comunicar? Todas essas questões são elementos da teoria do agir comunicativo de Habermas, e que precisam fazer parte do processo de construção e formação do professor.  























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21