2021 - 6º Encontro geral - 13/10/21
No dia 13
de outubro, aconteceu o sexto encontro geral do GEIFOP de 2021, mais uma vez,
em formato de live. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube, e o tema
colocado em discussão foi “Elementos da teoria do Agir comunicativo na
comunicação intersubjetiva: pensar a aula na busca por entendimento”. A
mediação do encontro foi realizada pela professora Eliane Matesco Cristóvão, e
o palestrante professor João Ricardo Neves da Silva, ambos da UNIFEI.
A leitura
prévia indicada para o encontro foi “Construção conjunta de práticas como
componente curricular por docentes formadores de professores de química: uma
análise a partir da teoria do agir comunicativo” (ARAÚJO, B. S; SILVA, J. R. N.
2021), disponível no link: https://www.scielo.br/j/epec/a/nQjjGpYsMnYbpTP97YZYLsC/?lang=pt
No evento,
o professor João trouxe uma interessante discussão acerca da teoria de Jurgen Habermas,
um teórico tanto da área da filosofia, quanto sociologia, e de atuação em até
mesmo outras áreas de estudo, que pensa a teoria crítica da sociedade, e que
traz estudos, inclusive, na área da educação. O professor traz uma discussão
acerca da teoria da ação ou do agir comunicativo, com enfoque na
intersubjetividade da comunicação e da busca por entendimento nesse processo.
Ao longo da
palestra são apresentadas características do processo de comunicação que são
válidas tanto para a linguagem que está presente na vida social, quanto na
linguagem da escola. Algumas questões são levantadas a partir de então: “Você já parou para pensar em como você se comunica?
”; “Qual é a sua concepção de comunicação? ”. De fato, é preciso que
pensemos em nossas estratégias de comunicação, pois assim poderemos aperfeiçoar
nossas práticas de comunicação e linguagem.
Para o
professor, essa é uma atitude muito necessária. Este precisa constantemente
refletir sua prática de comunicação em sala de aula, sobretudo porque seus
alunos estão em constante processo formativo e de mudança de pensamentos, logo,
para que o professor atinja esses novos alunos de cada dia, é preciso adequar a
sua ação comunicativa, ou, o seu agir comunicativo.
Algumas reflexões são estritamente importantes no processo de construção do agir comunicativo em sala de aula, tendo como objetivo a busca pelo entendimento do discurso, bem como, saber o que se quer comunicar ao interlocutor, a forma utilizada para se comunicar a ele, e é possível ir além: a forma utilizada para se comunicar tem relação com o conteúdo que se deseja comunicar? Todas essas questões são elementos da teoria do agir comunicativo de Habermas, e que precisam fazer parte do processo de construção e formação do professor.
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