2022- 4° Encontro Geral 16/06/2022

            No dia 16 de junho, ocorreu o quarto encontro geral do GEIFOP em 2022, sendo que esta reunião aconteceu no formato híbrido, contado com membros do grupo presentes na Sala Lia- CEDUC na Unifei-Itajubá e outros participando por meio de uma sala virtual no Google Meet. Esta reunião foi iniciada com um resumo simplificado dos debates desenvolvidos ao longo das três reuniões anteriores para fornecer um panorama geral do andamento do projeto para os membros presentes. O foco da quarta reunião do GEIFOP foi verificar as demandas dos Professores da Educação Básica do grupo com o intuito de formar alguns subgrupos de trabalho que serão responsáveis por desenvolver as atividades investigativas.

Depois disso, verificou-se que todos os Professores da Educação Básica estavam presentes na reunião via Google Meet, e foi disponibilizado o momento para que os Professores apresentassem as suas demandas. Os seguintes professores se manifestaram apresentando suas demandas e contextos escolares:

·         Ana Alice é professora de biologia do 6º ao 9º ano e sua demanda seria o desenvolvimento de atividades investigativas para todas as classes, sendo estas duas turmas de cada um dos anos do Ensino Fundamental II. Além disso, a professora relatou que não possui um espaço laboratorial na escola e por isso, ela realiza atividades na cozinha da escola. Por fim, a professora apresentou os temas das atividades que podem ser desenvolvidas em cada ano:

o   Turmas do 6º ano: Água

o   Turmas do 7º ano: Artrópodes

o   Turmas do 8º ano: Sistema Genital

o   Turmas do 9º ano: Ácido-base

 

·       Bruna Ester é supervisora de uma escola em Carmo de Minas, como demanda ela gostaria de desenvolver atividades investigativas com o Primeiro Ano do Ensino Médio, devido as dificuldades e novas demandas da implementação do novo Ensino Médio. Além disso, ela menciona que pensou em desenvolver estas atividades para aplicar em sábados letivos.

 

·         Valquíria é professora de matemática do 9º ano no Ensino Fundamental II e também no 1º ano do Ensino Médio, sua demanda seria o desenvolvimento de atividades investigativas para sua disciplina de Matemática e também no itinerário formativo de Inovação Matemática e Preparação para o Enem. Ela está aberta para sugestões de temáticas para as atividades, sendo também relatado por ela que em seu itinerário formativo podem ser desenvolvidas atividades práticas investigativas em projetos interdisciplinares.

 

·         Sara é professora de matemática no 2º e 3º anos do Ensino Médio e também leciona no itinerário formativo de Raciocínio lógico nas turmas de 1º ano da aula no ensino médio, e gostaria de dar atividades investigativas de raciocínio logico no primeiro ano. Primeiramente, ela relata que os estudantes foram bastante prejudicados pelo Ensino Remoto, sendo especialmente mais complexo os trabalhos com a disciplina do primeiro ano e assim, para estas turmas a professora gostaria de desenvolver atividades práticas investigativas envolvendo a temática de raciocínio lógico. Enquanto isso, ela também comentou que as turmas do 2º e 3º ano estão mais adaptadas ao desenvolvimento de atividades investigativas, e nestas turmas suas demandas estão centradas no desenvolvimento de atividades de investigações que trabalhem a contextualização da matemática com o cotidiano.

 

·         Beatriz ainda é uma licencianda em matemática, e atualmente está trabalhando em um grupo de monitorias voltadas para o apoiar os estudantes quanto as temáticas e questões envolvidas no ENEM, suas demandas estão voltas especialmente para o desenvolvimento de atividades investigativas que tratem das temáticas matemáticas de Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.

 

Depois da comunicação das demandas dos Professores da Educação Básica, foi realizada a divisão dos subgrupos para o desenvolvimento das atividades investigativas, sendo levado em consideração para a divisão a melhor forma de atender as demandas apresentadas.

 

Organização dos Subgrupos

 

1.      Primeiro grupo: Este grupo auxiliará no desenvolvimento de atividades práticas investigativas para as turmas da professora Ana Alice, de acordo com as temáticas apresentadas a seguir:

o   Turmas do 6º ano: Água

o   Turmas do 7º ano: Artrópodes

o   Turmas do 8º ano: Sistema Genital

o   Turmas do 9º ano: Ácido-base

Os integrantes deste grupo são: Ana Alice, Evandro, Leticia, Crediana, Marcela, Andreia e Diullye.

 

2.      Segundo grupo: Este grupo auxiliará no desenvolvimento de atividades práticas investigativas para as turmas da professora Sara e da supervisora Bruna, sendo que a temática central será Raciocínio Lógico.

Os integrantes do grupo são Bruna, Sara e Eliane.

 

3.      Terceiro grupo: Este grupo auxiliará no desenvolvimento de atividades práticas investigativas para as turmas da professora Valquíria e da licencianda Beatriz, sendo que a temática central será um Projeto interdisciplinar.

Os integrantes do grupo serão Beatriz, Valquíria, Vanessa, Murilo, Luiz Guilherme, João Ricardo, Kamylla e Isabele.

 

Diante desta divisão de grupos foram fornecidas as considerações finais desta reunião que são as demandas de criação de grupos no Whatsapp para cada subgrupo montado e a realização de reuniões exclusivas de cada subgrupo no dia e horário para a próxima do GEIFOP.

A seguir são apresentados os registros fotográficos deste quarto encontro do GEIFOP




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21