2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

           No dia 31 de agosto, ocorreu o segundo encontro dos Subrgupos do GEIFOP em 2022, sendo que cada um dos subgrupos com seus respectivos professores e integrantes se reuniram em uma sala virtual pelo Google Meet para dar continuidade nos trabalhos desenvolvidos para a elaboração das atividades investigativas. Cada subgrupo fez um registro individual e para conhecimento de todo o grupo, as informações mais relevantes de cada um deles ficará disposto aqui através desta ata geral.

1. Subgrupo 1- Atividade Prática Investigativa na área de Química

Pauta Central da Reunião: Apresentação de um roteiro de atividade prática investigativa pela convidada especial. Determinação de aspectos fundamentais no roteiro construído coletivamente pelo subgrupo.

Resumo da Reunião: No primeiro momento da reunião, a convidada Luana, realizou a apresentação do roteiro da atividade experimental investigativa de separação de misturas que ela desenvolveu. Ao longo da exposição, ela destacou os pontos centrais de um roteiro de atividade experimental investigativa, que são a contextualização, problema, questões propostas para a reflexão, materiais, execução do experimento, comunicação dos resultados, discussão dos resultados e relação do problema com outros contextos. Por fim, ela apresentou detalhadamente o roteiro de atividade, destacando que o experimento seria desenvolvido em 3 momentos, que consistem no momento antes, durante e depois do experimento.

Seguidamente, o grupo desenvolveu um debate bastante rico sobre o roteiro experimental desenvolvido pela convidada, destacando os pontos que podem ser aplicados no roteiro construído pelo grupo e os pontos que consideraram mais interessantes.

No segundo momento, foram apresentadas as ideias iniciais para a contextualização e o problema central do roteiro construído pelo grupo, todos os participantes apresentaram suas considerações e destacaram estar de acordo com as ideias apresentadas. Com isso, foi estabelecido que o roteiro da atividade prática investigativa do grupo será focado em indicadores ácido-base aplicados para alimentos do cotidiano.

Por fim, ficou agendada uma reunião presencial do subgrupo para testar os experimentos dos diferentes roteiros de atividades investigativas tradicionais, para verificar as modificações, acréscimos e aperfeiçoamentos que podem ser realizados. E foi destacado que está aberto o espaço para que todos os membros adicionem suas ideias e sugestões no roteiro que está sendo construído coletivamente.



      2. Subgrupo 2-
 Atividade Investiga na temática de Lógica

Pauta Central da Reunião: Debate sobre as atividades de Raciocínio Lógico que poderiam ser aplicadas em sala de aula de forma investigativa. Compreender a Teoria dos Grafos e como esta pode ser relacionada com a Lógica Matemática em atividades.

Resumo da Reunião: No primeiro momento da reunião, foram retomados os objetivos a serem alcançados ao final dos encontros do subgrupo, a fim de socializar com o Matheus as ideias e procedimentos que estavam sendo traçados pelo subgrupo. Após esta discussão, Matheus apresentou o que era a Teoria dos Grafos, quais as informações importantes e de que forma poderíamos trabalhar com um problema para que fosse possível aplicar em sala de aula. 

Após uma discussão inicial sobre a teoria, os membros se dividiram em dois grupos para trabalhar em duas atividades, com a finalidade de, posteriormente, socializar com os outros participantes. Para finalizar, Amanda e Sara ficaram responsáveis por trabalhar numa tarefa envolvendo a argumentação, enquanto isso, a Professora Eliane e o Matheus ficaram responsáveis por trabalhar com a Teoria dos Grafos, em especial, envolvendo o Problema das Pontes de Königsberg.



      3. Subgrupo 3- Atividade Investigativa Interdisciplinar

Pauta Central da Reunião: Estruturar o esquema organizacional da atividade investigativa desenvolvida pelo subgrupo.


Resumo da Reunião:
Primeiramente, o subgrupo se reuniu remotamente no dia 10/08 para definir pontos cruciais para o desenvolvimento da atividade prática investigativa. Nesta reunião foi definido que o tema do projeto serão as Mudanças Climáticas e Hábitos de Consumo e que o público-alvo do projeto é o Ensino Médio. Por ser um projeto interdisciplinar, também foram definidas que as áreas do conhecimento envolvidas serão a biologia, matemática, química e física, assim como, as que podem estar direta ou indiretamente relacionadas. 

Ademais, foi definido que o projeto será desenvolvido em três etapas que são: Hábitos de consumo e vida financeira, A internet como forma de vida e Impactos do consumo no meio ambiente. E o principal objetivo do subgrupo é elaborar uma atividade prática investigativa, por isso foram listadas algumas propostas que podem ser executadas conjuntamente com as etapas do projeto. 

Na reunião do dia 31 de agosto, foi desenvolvido o esquema organizacional do projeto, descrevendo o que seria feito em cada uma das aulas, os objetivos e os conteúdos que seriam abordados, incluindo já as as propostas de atividades investigativas. Além disso, foram sugeridos materiais que poderiam ser utilizados além das aulas expositivas, para intercalar com as atividades investigativas previamente propostas, como o documentário “Ilha das flores".

Para finalizar, foi destacado que há algumas questões a serem acertadas a respeito das aulas, dos materiais que serão utilizados, e a questão das atividades investigativas. Assim, ficou definido que é importante que os membros do subgrupo busquem inserir no esquema organizacional do projeto, outros materiais que podem ser utilizados na sequência de aulas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21