2024 - 4° Encontro Geral 05/06/2024

Nesse dia, o encontro ocorreu em formato híbrido, com a presença dos formadores Eliane e João Ricardo, a professora convidada Marisol (UFFS), a professora da educação básica Ivanaísa, a estudante do PPGEC Marcela e a egressa do PPGEC Sara, bem como, as licenciandas Beatriz (MLI), Crediana (QLI), Karoline (MLI), Maria Eduarda (MLI) e Sabrina (BLI). 

Nesse contexto, alinhamos os últimos acertos para darmos início à primeira etapa do Lesson Study, que é a de Planejamento. Diante disso, nos dividimos nos seguintes agrupamentos:


Subgrupo 1 - Janaína, Lilian, Patrick, Sabrina e Sarah


Este grupo trabalhará com o ensino interdisciplinar de Matemática e Biologia no Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Wenceslau, em Brazópolis, onde o professor Patrick leciona. O professor Patrick e a graduanda Sabrina serão responsáveis pela aplicação da aula, enquanto os demais integrantes auxiliarão no seu desenvolvimento.

Nesse dia, foi realizada uma reunião com alguns integrantes do subgrupo e ficou decidido alguns encaminhamentos que serão ponderados em uma nova reunião, para alinhar as ideias de todos os integrantes do grupo, visto que muitos não puderam estar presentes no dia de hoje. Diante disso, para o próximo encontro, deverão refletir nas seguintes questões:


  • Tema

  • Motivação dos estudantes

  • Série

  • Quantidade de aulas necessárias

  • Justificativa


Subgrupo 2 - Crediana, Eliane, Ivanaísa, Karoline e Marcela


Este grupo irá trabalhar com o ensino de matemática na inclusão de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com Transtorno de Déficit de Atenção através de jogos. Diante disso, a professora Ivana irá aplicar a aula na Escola Estadual Coronel Casimiro Osório e na APAE de Itajubá, sendo estas, instituições onde trabalha. Além disso, a estudante de mestrado, Marcela, irá aplicar a aula na escola Escola Estadual Professor Arcádio Nascimento Moura, na cidade de Pedralva. Ainda, a estudante de graduação, Karoline, aplicará a aula na escola Escola Estadual Major João Pereira em que realizará a regência de seu estágio. 

De antemão, ficou decidido que serão utilizados recursos digitais e jogos, tais como Kahoot, Quizzis, Wordwall, PhET Colorado, dentre outros, que auxiliam no estudo de aritmética em uma abordagem investigativa. As graduandas Crediana e Marcela, serão responsáveis por criar o jogo educativo, contudo, antes de iniciarem, irão se dedicar ao estudo do autor indicado pela professora Eliane, Ole Skovsmose para fundamental a produção do jogo teóricamente.


Subgrupo 3 - Beatriz, Isabel, João Ricardo, Maria Eduarda e Marisol


Este grupo irá trabalhar em uma escola de Santa Rita do Sapucaí, a Escola Estadual Sanico Teles com adolescentes do 1º ano do Ensino Médio. Sendo esta a instituição de ensino em que a graduanda Maria Eduarda estagia, cujo contexto dos estudantes se encontram em vulnerabilidade. Para a aplicação da aula, o grupo buscará uma abordagem tecnológica de ensino, visto que foi relatado que os estudantes possuem interesse sobre esse tipo de ensino. 

Os demais participantes do grupo serão responsáveis em auxiliar no desenvolvimento da aula que as graduandas Maria Eduarda e Beatriz irão aplicar.


Finalizando, os participantes que ainda não participam de nenhum grupo poderão se inserir em um grupo de interesse, ou ainda, constituir um novo grupo de acordo com o seu interesse. Aos que estão dentro de seus grupos, deverão se encontrar ao longo da semana para alinhamento das questões que ainda não foram solucionadas. Para o próximo encontro, socializaremos sobre o andamento de cada subgrupo e será elaborada uma tarefa a ser implementada. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - 1º Encontro - 13/03

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024