2024 - 5° Encontro Geral 12/06/2024

 Nesse dia, o encontro ocorreu em formato híbrido, com a presença dos formadores Eliane, Isabel, Janaína e João Ricardo, assim como a professora convidada Marisol (UFFS), a estudante do PPGEC Marcela e a egressa do PPGEC Sara, bem como, as licenciandas Beatriz (MLI), Crediana (QLI) e Maria Eduarda (MLI). 

Nesse dia, ocorreu em um primeiro momento, uma discussão com o grupo geral para que estes pudessem informar o avanço de suas atividades. Após isso, a reunião foi dividida em subgrupos, que até o momento, decidiram o seguintes:


Subgrupo 1 - Janaína, Lilian, Patrick, Sabrina e Sarah

O grupo está com dificuldade em reunir com todos os seus integrantes devido a incompatibilidade de horários. Porém, tiveram avanços em suas discussões.

Sobre a proposta da atividade, em um primeiro momento, a demanda que chegou até o grupo vinda do professor Patrick, foi o ensino de conteúdos de Função Exponencial e Logaritmo para a turma do 1º do EM e o ensino de Ciclo Trigonométrico para a turma do 2º ano, também do Ensino Médio. Esses conteúdos foram decididos pois serão abordados no 3º bimestre, como também, são conteúdos que os estudantes possuem maior dificuldade.

Em uma segunda reunião, o grupo definiu que será trabalhado com estudantes do 1º ano do EM, trabalhando o conteúdo de Função Exponencial, envolvendo o consumo de água e luz. Agora, o grupo deve definir como a Educação Ambiental será abordada juntamente com esse conteúdo. 

A decisão de trazer esse tema, se baseia na aproximação do ensino de matemática com a realidade dos estudantes. Além da questão ambiental, que é um tema urgente.


Subgrupo 2 - Crediana, Eliane, Ivanaísa, Karoline e Marcela

O grupo tem percebido alguns obstáculos em relação a aplicação da atividade, que são a falta de interação dos professores da escola com a proposta, devido a falta de tempo e falta de apoio da Secretaria de Educação. Diante disso, surgiram algumas ideias para superar tais problemas, como por exemplo, levar as propostas do Geifop para dentro das escolas, bem como, ofertar bolsas para os professores que participarem do projeto. 

Sobre a atividade, como esse grupo irá trabalhar com jogos educativos para o ensino de Matemática, no momento, estão planejando realizar um jogo para ensinar o conteúdo de Probabilidade e Conjuntos Numéricos. Diante disso, a primeira ideia é criar um jogo de corrida de cavalos digitalmente e de modo interativo, com casas de apostas e questões matemáticas. Essa proposta se baseia na ideia de aproximar o conhecimento matemático com o contexto real dos estudantes, não ficando somente na matemática pura. Já a segunda proposta de jogo, é criar um vídeo explicativo sobre os conjuntos numéricos, onde os estudantes deverão encaixar números em determinados esquemas corretos, e a partir das perguntas, realizar uma atividade investigativa que os leve a entender qual o motivo dos exemplos se encaixarem em determinado conjunto.

Sobre os recursos que serão necessários, o grupo já está pensando em qual plataforma deverá ser utilizada para a construção dos jogos.

Diante das discussões sobre a aplicação dos jogos nas escolas, o grupo pensou ainda na possibilidade da publicação de um artigo sobre a aplicação do jogo dos conjuntos numéricos, com as contribuições do Lesson Study.

Subgrupo 3 - Beatriz, Isabel, João Ricardo, Maria Eduarda e Marisol

O grupo ainda não conseguiu realizar uma reunião para decidir qual conteúdo será trabalhado, contudo, foi estabelecido que não será escolhido nenhuma turma específica, visto que irão trabalhar com turmas diferentes da escola. Apesar de não terem se reunido, estão discutindo suas ideias via Whatsapp. 


No dia 26 de junho deverá ocorrer um novo encontro para a socialização do grupo sobre o progresso das ações dos subgrupos e também será definido o cronograma do Geifop para o segundo semestre.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - 1º Encontro - 13/03

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024