2024 - 8° Encontro Geral 29/08/2024

Nesse dia, o encontro ocorreu em formato híbrido, com a presença da formadora Eliane, assim como das professoras convidadas Lilian (UTFPR) e Marisol (UFFS), a estudante do PPGEC Marcela, a egressa do PPGEC Sara e as licenciandas Beatriz (MLI), Crediana (QLI), Karoline (MLI), Maria Eduarda (MLI) e Sabrina (BLI).

Nesse dia, socializamos sobre as tarefas desenvolvidas pelos subgrupos, acertando os últimos detalhes para as aplicações, que deverão ser realizadas nos próximos meses.  A seguir, o estágio atual de cada grupo:


Subgrupo 1 - Janaína, Lilian, Patrick, Sabrina e Sarah

O grupo planeja realizar uma tarefa, possivelmente com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que incluirá 6 questões exploratórias para introduzir o estudo de Funções, de forma ampla e contextualizada. Durante a implementação desta tarefa, os estudantes deverão analisar uma conta de energia elétrica fictícia de sua própria escola. A execução dessa atividade está prevista para durar de 2 a 3 aulas.


Subgrupo 2 - Crediana, Eliane, Ivanaísa, Karoline e Marcela

O grupo desenvolveu dois jogos online com o tema de corrida de cavalos para introduzir o conteúdo de Probabilidade a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo desses jogos é ensinar a matemática por trás dos jogos de maneira envolvente e prática. Durante a aplicação dos jogos, os estudantes serão incentivados a fazer apostas nos cavalos e a refletir sobre questões probabilísticas para determinar em qual cavalo vale a pena apostar.

O desenvolvimento dos jogos se deu através do uso da programação. A ideia em desenvolver dois jogos, está no sentido distinto de ensino de Probabilidade e da coleta de dados, para futuros trabalhos. Além disso, os dois jogos serão utilizados de maneira complementar durante a aplicação.


Subgrupo 3 - Beatriz, Isabel, João Ricardo, Maria Eduarda e Marisol

O grupo utilizará um simulador de balança, além de modelos reais, para ensinar Equação do 1º grau. Para isso, foi preparado um roteiro com questões exploratórias para os estudantes. A atividade será aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental.

Por fim, ficou decidido que nas próximas semanas, os subgrupos deverão acertar as atividades, de acordo com as contribuições do grupo. E para o dia 4 de setembro haverá uma nova socialização das tarefas dos subgrupos para que sejam concluídas, e assim, sejam implementadas nas escolas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2019 - 1º Encontro - 13/03

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024