2020 - 5º Encontro - 24/06/2020

O 5º encontro de 2020 ocorreu de forma virtual via Google Meet. Nele estiveram presentes os professores formadores Eliane Matesco, Evandro Rozentalski, João Ricardo, Marcela Agudo e Mariella Bortoluzzi; os professores de educação básica Carina Maduro, Gabriela Ribeiro, Leticia Carvalho, Elias Bordinhon, Patrick e Sandra; os mestrandos Patricia Carvalho e Jean Lemes e também os discentes Alice Garcia, Ana Caroline Vieira, Andressa, Brenda Braga, Crediana Faria, Isabella Rizzo, Jeser, João Paulo, Ludmila, Thalita e Thayna. 

Nesse encontro, a professora formadora Marcela Agudo, apresentou os resultados preliminares do questionário enviado aos professores do estado de Minas sobre o ensino remoto. Até o momento, 27 professores haviam respondido os questionários. Marcela destacou que quase 50% dos professores que participaram estão há mais de 10 anos lecionando e também que os professores que responderam o questionário são de diferentes disciplinas. De acordo com as respostas, 60% não tiveram nenhuma formação para utilizar o PET e quem teve o curso, destacou que não foi suficiente e satisfatório. Uma porcentagem significativa de professores gostou ou considerou razoável o material produzido. A maioria dos está utilizando o livro didático e produzindo material próprio para utilizar com os estudantes.

Nas questões dissertativas, um(a) professor(a) escreveu que o material é “amplo”. O grupo entendeu que ele/ela quis dizer que o material é superficial. Um(a) professor(a) destacou que poderia ser utilizado o livro didático, mas os livros estão na escola e não há para todos os alunos. Outro(a) professor(a) destacou que é um desafio fazer com que os materiais cheguem aos estudantes e um outro destacou que não há ações voltadas à inclusão nos materiais.

Em relação as sugestões para o PET, os professores sugeriram melhorar a qualidade do conteúdo com a presença de mais exercícios simples, a opção de escutar os professores e chamá-los para ajudar no planejamento e produção dos materiais ou então de que cada professor produza seu material, a utilização dos livros didáticos, a inclusão de mais contextualização nos materiais, a possibilidade de aulas mais dinâmicas e visuais, mais coerência entre os materiais e os vídeos e adequação para os estudantes que não tem acesso à internet. 

As principais sugestões dos professores para o GEIFOP foram: ajuda com o uso de tecnologias digitais da comunicação e da informação, revisão do PET na intenção de melhorá-lo, aulas no youtube complementando o tema estudado, ajuda na disponibilidade do material e recursos para editar e enviar vídeos. O grupo está discutindo em como ajudar os professores em relação às ferramentas digitais. A proposta do Patrick e João Ricardo é criar um curso com tutoriais para os professores utilizarem os recursos digitais. 

Para complementar, Andressa apresentou a situação das escolas municipais de Itajubá e alertou que o formato utilizado tem desanimado professores e estudantes. Os professores do município começaram a sentir os problemas que têm sido enfrentados pelos professores do estado de Minas, como por exemplo, sobrecarga de trabalho. Andressa ainda recomendou não enviar o questionário aos professores do município, pois, segundo ela, é melhor entender a situação dos professores para compreender as demandas.


Apresentação do gráfico de torta do escritório de escritório conexão de  rede financeira comercial | Vetor Premium

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2024 - 1° Encontro Geral 10/04/2024

2024 - 3° Encontro Geral 15/05/2024

2019 - 1º Encontro - 13/03