2021 - 7º Encontro Geral - 10/11/2021

    No dia 10 de novembro, aconteceu a sétima e última live do ano de 2021 do GEIFOP. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube, e o tema colocado em discussão foi “A comunicação na sala de aula: questionamentos, interações e negociação", e a leitura prévia para o nosso encontro está em:  Comunicação Matemática na Sala de Aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas (2014).

Link: https://www.researchgate.net/publication/270161242_Comunicacao_matematica_na_sala_de_aula_Conexoes_entre_questionamento_padroes_de_interacao_negociacao_de_significados_e_normas_sociais_e_sociomatematicas

    O encontro aconteceu de forma diferenciada, com a interação entre as convidadas Professora Eliane Matesco Cristóvão da UNIFEI, e a aluna do mestrado em Educação em Ciências também da UNIFEI, Sara Carolayne Mendonça Salgado, ambas representantes do subgrupo Matemática do GEIFOP.

O link de acesso a live está em: https://www.youtube.com/watch?v=PUl8A1dRWyo

    Na live foi colocada em discussão, mais uma vez, a comunicação dentro da sala de aula, mas com foco nos questionamentos, nas interações e nas negociações que são feitas durante o processo de ensino aprendizagem. De acordo com o texto base, os autores buscam uma conversa com professores para melhor compreender quais são os padrões de negociação de significados utilizados em aula e as conexões entre os questionamentos dentro da sala de aula.

    Como educadores precisamos sempre estar dispostos a sair da zona de conforto para pensar sobre os processos comunicativos que estabelecemos com o outro, ou melhor, com os nossos alunos. Será que motivamos muitos questionamentos em sala? Ou fazemos apenas o básico como professor? É preciso sempre olhar para o processo comunicativo utilizado de modo a buscar o alcance do aprendizado com significado.

    Segundo Guerreiro (2014), a valorização pelo professor dos pensamentos, posicionamentos e ideias matemáticas dos alunos mesmo que imperfeitas ou erradas estão relacionadas com questionamentos, padrões de interação, negociação de significado e normas sociais e sociomatemáticas. Sendo assim, entende-se que é essencial que o professor considere os pensamentos e falas dos alunos e os motive a expressar-se de forma reflexiva e crítica, uma vez que esse processo permite maior interesse e desenvolvimento do aluno.

    Ao final são trazidos para discussão e análise alguns episódios mencionados na leitura de situações reais de comunicação vivenciados pelos professores, bem como algumas situações de diálogo entre professor e aluno acerca de um problema dado. As análises são feitas de modo a compreender como o professor deve reagir em determinada situação, e o que pode significar determinados questionamentos dos alunos.  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2022- 2° Encontro dos Subgrupos 31/08/2022

2019 - 15º Encontro – 11/11 a 14/11

6º encontro de subgrupos - 27/10/21