2021 - 7º Encontro Geral - 10/11/2021
No dia 10 de novembro, aconteceu a sétima e última live do ano de 2021 do GEIFOP. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube, e o tema colocado em discussão foi “A comunicação na sala de aula: questionamentos, interações e negociação", e a leitura prévia para o nosso encontro está em: Comunicação Matemática na Sala de Aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas (2014).
O encontro aconteceu de
forma diferenciada, com a interação entre as convidadas Professora Eliane Matesco
Cristóvão da UNIFEI, e a aluna do mestrado em Educação em Ciências também da
UNIFEI, Sara Carolayne Mendonça Salgado, ambas representantes do subgrupo
Matemática do GEIFOP.
O link de acesso a live
está em: https://www.youtube.com/watch?v=PUl8A1dRWyo
Na live foi colocada em
discussão, mais uma vez, a comunicação dentro da sala de aula, mas com foco nos
questionamentos, nas interações e nas negociações que são feitas durante o
processo de ensino aprendizagem. De acordo com o texto base, os autores buscam
uma conversa com professores para melhor compreender quais são os padrões de negociação
de significados utilizados em aula e as conexões entre os questionamentos
dentro da sala de aula.
Como educadores precisamos
sempre estar dispostos a sair da zona de conforto para pensar sobre os
processos comunicativos que estabelecemos com o outro, ou melhor, com os nossos
alunos. Será que motivamos muitos questionamentos em sala? Ou fazemos apenas o
básico como professor? É preciso sempre olhar para o processo comunicativo
utilizado de modo a buscar o alcance do aprendizado com significado.
Segundo Guerreiro (2014),
a valorização pelo professor dos pensamentos, posicionamentos e ideias
matemáticas dos alunos mesmo que imperfeitas ou erradas estão relacionadas com
questionamentos, padrões de interação, negociação de significado e normas
sociais e sociomatemáticas. Sendo assim, entende-se que é essencial que o
professor considere os pensamentos e falas dos alunos e os motive a
expressar-se de forma reflexiva e crítica, uma vez que esse processo permite maior
interesse e desenvolvimento do aluno.
Ao final são trazidos para
discussão e análise alguns episódios mencionados na leitura de situações reais
de comunicação vivenciados pelos professores, bem como algumas situações de
diálogo entre professor e aluno acerca de um problema dado. As análises são
feitas de modo a compreender como o professor deve reagir em determinada
situação, e o que pode significar determinados questionamentos dos alunos.
Comentários
Postar um comentário